quinta-feira, 24 de março de 2011

A importância do SAJU no contexto das recentes mudanças na FDUFBa

O Serviço de Apoio Jurídico (SAJU) é um premiado projeto de extensão, de natureza ímpar na FDUFBa, gerido de forma autônoma por estudantes, que tem um compromisso explícito com a transformação e renovação social.

Fundado em 1963, o SAJU foi um dos primeiros projetos de extensão jurídica a surgirem no Brasil, juntamente com o SAJU do Rio Grande do Sul. Apesar de ter passado um período fechado, durante os anos da ditadura militar, o SAJU sempre se manteve ativo na Faculdade de Direito, recebendo inclusive o prêmio de melhor projeto de extensão da Universidade, em 1999.

Por ser formado por alunos de todos os semestres, e de diversas instituições de Direito, o SAJU sempre propiciou o diálogo entre os estudantes e a faculdade, criando espaços de discussão, como a Semana do SAJU, a Semana do Calouro, a Capacitação do SAJU, o Semana de Iniciação Científica, o Grupo de Teatro, entre outros.

Atualmente, o SAJU é formado por dois núcleos: o Núcleo de Assistência Jurídica e o Núcleo de Educação Popular. O primeiro trabalha com as demandas individuais, oferecendo o serviço de assistência jurídica gratuita, rompendo com as barreiras do acesso à justiça. O NEP é um projeto de assessoria jurídica popular, atua com os movimentos sociais, contribuindo para a democratização do conhecimento.

E você, que está lendo esse texto agora, o que tem a ver com isso? Tudo! O SAJU só existe por causa de pessoas como você, estudante, que se propõem a construir esse espaço de encontros. Encontro consigo, com outras realidades, com novas pessoas (aquelas do corredor que você nunca falou), com novas idéias, perspectivas, sonhos... O SAJU não é só mais um espaço da faculdade, do qual nos utilizamos para o nosso proveito: é um espaço coletivo, construído por todos @s sajuan@s, e mesmo que você não faça parte dele (ainda), ele também é seu. Ou vai dizer que nunca viu uma camisa do SAJU pelos corredores? Ou não tem um@ amig@ sajuan@? Ou nunca se esbarrou com um assistido pedindo informações? Ou até mesmo nunca ficou curios@ para saber o que há por trás das portas de vidro, no fundo daquele porão?

Chegamos juntos até o final desse texto. Nós, felizes por termos contado um pouco da história do SAJU na faculdade e a sua importância nela. E você? Vai ficar aí parado? Viva a faculdade, não apenas passe por ela, construa a sua história!!!

“Se as coisas são inatingíveis... Ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas.”

Mário Quintana – Das Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário